Logo



Menu

Posts Recentes



1 de outubro de 2018

Velociraptor: dinossauro com penas?



Por Ana Cristina Lima, Bruna Margutti e Fernanda Yumi Custódio




O que sabemos sobre os dinossauros está diretamente relacionado aos registros fósseis estudados pela paleontologia1, como é o caso da descoberta de dois esqueletos que fossilizaram em posição de luta: um Protoceratops sp., dinossauro herbívoro, sendo caçado por um Velociraptor sp., dinossauro carnívoro (Figura 1); encontrados na Mongólia, um país asiático que faz fronteira com a Rússia, ao norte, e com a China, ao sul. Nesse fóssil conseguimos enxergar o Velociraptor espetando sua garra no ventre da presa, enquanto esta o morde. O fóssil desperta, de certa maneira, curiosidade em entender quem foi esse predador na história dos dinossauros e quais a características o fizeram virar estrela do cinema no filme Jurassic Park.






Figura 1.​ Registro fóssil de 1971 de um Velociraptor sp. lutando com Protoceratops sp. Fonte: Museu Americano de História Natural. http://www.ikessauro.com/2007/11/velociraptor-mongoliensis.html



Velociraptor, do Latim velocis = velox, veloz, ágil; raptor = ladrão. Viveu entre 83 e 70 milhões de anos no período Cretáceo. Sua ocorrência está relacionada principalmente à Mongólia, onde o fóssil foi descoberto. De habitat terrestre e dieta carnívora, era um dos predadores mais eficientes da época, ainda que o tamanho de um indivíduo adulto fosse de 75 centímetros de altura e 2 metros de comprimento. Seu crânio longo, baixo e o focinho recurvado para cima o diferencia de outros dinossauros da mesma família (Figura 2). Com boca ágil, suas mandíbulas inferior e superior tinham cerca de 26 a 28 dentes cada, sendo estes curvados e serrilhados. Apresentava também uma característica incomum aos dinossauros, a presença de clavícula, fornecendo força aos seus braços na hora de agarrar a presa. Tinham 3 dedos em cada mão e 4 em cada pé, estes eram longos e de anatomia similar ao das aves. Contudo, uma das características mais incríveis do Velociraptor era a sua grande garra recurvada em cada um dos membros inferiores (Figura 3) que auxiliava na captura e morte de dinossauros muitas vezes maiores do que ele, como podemos ver no registro fóssil Protoceratops x Velociraptor. Além disso, apresentava cauda longa e rígida.


Quanto ao comportamento, andavam em bandos, o que claramente facilitava a captura de animais grandes.
Figura 2. Crânio de Velociraptor. Fonte: Megacurioso. https://m.megacurioso.com.br/dinossauros-e-fosseis/63148-velociraptor-fatos-e-curiosidades-sobre-este-vilao-do-parque-jurassico.htm


Acredita-se que dinossauros desse grupo, por terem ossos ocos e leves, músculos e ossos peitorais que possivelmente permitiram facilidade para levantar voo e o corpo coberto de penas, deram origem evolutivamente às Aves. Mas, diferentemente das aves atuais, os Velociraptor e os seus “parentes” ainda possuíam dentes, cauda óssea e garras nos membros superiores (Figura 3).
Figura 3. Reconstrução do Velociraptor sp. Fonte: Wikimedia Commons.


Registros fósseis de cerca de 150 milhões de anos mostram uma ponte entre os dinossauros carnívoros e as aves atuais, como por exemplo o Archaeopteryx², mais antigo fóssil conhecido de ave datado no período Jurássico, que apresentavam asas desenvolvidas que permitiam o voo. Entretanto tinham cauda óssea, dentes e garras nas asas. Podemos então indagar que os dinossauros, nomenclatura que designa animais pertencentes ao clado Dinosauria, nunca foram extintos. Do ponto de vista da classificação científica, todas as aves atuais são dinossauros, do clado Dinosauria. Concorda?

Referências:
1BENTON, Michael J. Paleontologia dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2008. 464 p. Cap. 7.

²NOAH, Pedro. Archaeopteryx: o “elo” entre os dinossauros e as aves modernas? 2017. Disponível em: <http://socientifica.com.br/2017/05/archaeopteryx-o-elo-entre-os-dinossauros-e-as-aves-modernas/>. Acesso em: 08 abr. 2018.

GRILLO, Orlando. Velociraptor mongoliensis: Osborn, 1924. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/dinosvirtuais/catalogo/velociraptor_mongoliensis.html>. Acesso em: 08 abr. 2018.

PATRICK. Velociraptor. 2007. Disponível em: <http://www.ikessauro.com/2007/11/velociraptor-mongoliensis.html>. Acesso em: 08 abr. 2018.

PETRILLI, Yuri. Velociraptor : O predador emplumado. 2013. Disponível em: <http://osfantasticos-animaisdoplaneta.blogspot.com.br/2013/09/velociraptor.html>. Acesso em: 08 abr. 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário