Logo



Menu

Posts Recentes



2 de janeiro de 2017

10 documentários para quem ama Biologia


(Clique nas imagens para ser direcionado aos respectivos trailers)

1. Life Story (2014)



Life Story é um documentário britânico de história natural, com Mike Gunton, Rupert Barrington e Tom Hugh Jones, produzido pela BBC.  Durante 6 episódios, David Attenborough vai te acompanhar por uma jornada durante as etapas de vida de um animal, acompanhando-os desde o nascimento até a fase adulta e além, com imagens espetaculares da vida selvagem. Esse documentário está disponível na Netflix!

2. África (2013)


Na humilde opinião de quem vos escreve: o meu favorito! Novamente, quem nos acompanha é David Attenborough, mas dessa vez a viagem é pelo continente mais selvagem que há. Toda a produção é de tirar o fôlego e é quase impossível terminar os episódios sem estar extremamente encantado com a diversidade e as paisagens magníficas da África. Aqui somos intimamente apresentados à muitas dinâmicas de vida e a excelentes exemplificações da inteligência e dinâmica da vida animal. E vejam só: disponível na Netflix também!

3. The Blue Planet: A Natural History of The Oceans (2001)



Diferentemente dos documentários anteriores, agora é a vez de explorar os oceanos. Nosso companheiro de viagem é o mesmo: David Attenborough narra a descrita “primeira série abrangente sobre a história natural dos oceanos no mundo”. Nessa série de 8 episódios produzidos pela BBC, podemos examinar diferentes aspectos da vida marinha, com uma filmagem submersa incrível, com criaturas e comportamentos que nunca foram filmados antes. Uma série espetacular que ganhou multiplus Emmys e o prêmio BAFTA TV por sua música e cinematografia. Disponível na Netflix.

4. Earth’s Natural Wonders (2015)



Nesta série documental dividida em três partes é possível visitar os 6 continentes e aprender sobre a história de suas maravilhas naturais, como elas evoluíram e toda a relação dos habitantes com esses lugares extraordinários. Esse documentário não está disponível na Netflix, mas podemos encontrar em algumas outras plataformas, além do próprio Youtube.

5. The Hunt (2015)





Novamente com David Attenborough, agora vamos para uma parte mais específica da biologia: somos apresentados às batalhas mais incríveis do reino animal. Relação de predador-presa. A luta pela vida em ambos os lados. Quando se trata de sobrevivência, a natureza é surpreendente. Um espetáculo de encher os olhos, em Full HD e disponível na Netflix.

6. Enchanted Kingdom (2014)



Um tour místico em 3D que mostra a beleza e poder da vida africana, revelando criaturas impressionantes que habitam o continente. Um dos documentários mais belos da lista, disponível na Netflix.

7. Virunga (2014)



Da lista, um dos documentários mais emocionantes. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário Longa-Metragem, Virunga mostra a batalha de guardas que arriscam a vida para tentar salvar os gorilas da montanha. Aqui temos uma abordagem emocionante e corajosa de homens inspiradores, comprometidos com a conservação ambiental, lutando contra mineradores, rebeldes, caçadores… todos os inimigos dos gorilas, que acabam tendo só um amigo: os guardas do Parque Nacional do Virunga. Original da Netflix, lá você encontra esse longa de 1h e 40 minutos.

8. Mission Blue (2014)



Neste documentário somos apresentados a uma ecoativista muito ferrenha e inspiradora: a oceanógrafa Sylvia Earle, que incansavelmente divulga as condições dos oceanos, que perece rapidamente por conta da poluição, pesca predatória e pela acidificação. Aqui vemos como as ações humanas impactam a vida marinha e com a contagiante luta de Sylvia é impossível terminar esse alarmante documentário sem estar inspirado a lutar pelos oceanos. Disponível na nossa querida Netflix também.

9. Planeta Terra (2006)



Uma das séries mais famosas e memoráveis. Em Planeta Terra fazemos uma viagem da Cordilheira do Himalaia até às profundezas do oceano. Vida terrestre e marinha como a gente nunca viu. Um documentário que acompanha a vida em todos os seus extremos: de polo a polo, do oceano à selva, do alto ao baixo… e todos os seus entremeios. É possível assistir todos os 11 incríveis episódios na Netflix.

10. Chasing Ice



O documentário que vai acabar de vez com as suas dúvidas sobre os efeitos do aquecimento global (se é que você ainda tinha dúvidas quanto a isso). Um documentário mais do que necessário para aqueles que, mesmo com as estatísticas, tabelas e números, ainda não se convenceram de todo o impacto do aquecimento global e outros efeitos dos gases do efeito estufa. Nesse documentário James Balog mostra todos os esforços para o levantamento de provas visuais sobre uma tragédia já tão anunciada. Com incríveis efeitos time lapse nas mudanças das geleiras com o passar dos anos, esse é mais um documentário imperdível para qualquer pessoa, e está disponível na Netflix também.


E aí, gostou da lista? Já assistiu algum desses documentários? Acrescentaria mais algum? Deixe aqui nos comentários que podemos elaborar uma parte II!




Um comentário:

  1. Jornada da vida
    Planeta Humano
    A vida das plantas

    ResponderExcluir